Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > Domício Proença Filho > Domício Proença Filho

Biografia

Quinto ocupante da Cadeira 28, eleito em 23 de março de 2006 na sucessão do Acadêmico Oscar Dias Corrêa e recebido em 28 de julho de 2006 pelo Acadêmico Evanildo Bechara. Foi eleito Presidente da ABL para o exercício de 2016.

Domício Proença Filho nasceu no Rio de Janeiro, em 25 de janeiro de 1936. Filho de Maria de Lourdes Proença e de Domício Proença.

Formação escolar

Fez o curso primário na Escola Joaquim Manuel de Macedo, na Ilha de Paquetá, onde viveu sua infância e adolescência; curso ginasial e curso clássico no Colégio Pedro II – Internato.

Bacharel e licenciado em Letras Neolatinas pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (1957), com curso de especialização em Língua e Literatura Espanhola (1958). É Doutor em Letras e Livre-docente em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (1974).

Atividades docentes

No Brasil

- No Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense:
Professor Titular de Literatura Brasileira (1971-1992), Professor Titular Convidado de Literatura Brasileira (1994-1996) e Professor Emérito da Universidade Federal Fluminense (2002), aposentado, após 38 anos de trabalho docente, nos cursos de graduação e de pós-graduação. Atuou em inúmeros outros estabelecimentos de ensino médio e superior no Brasil e no exterior, entre outros:

- Na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro:
Professor de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa no Curso de Jornalismo (1964-1968);
Professor de Teoria da Literatura (1968-1971); Professor de Literatura Brasileira.

- Na Faculdade de Ciências e Letras Santa Úrsula:
Professor de Língua Portuguesa (1964-1971);
Professor de Didática da Língua Portuguesa (1964-1971);
Professor de Língua e Literatura Espanholas (1960-1964);
Professor de Didática Especial de Espanhol (1960-1964);
Professor de Literatura Hispano-Americana (1960-1964).

- Na Escola de Biblioteconomia e Documentação Santa Úrsula:
Professor de Cultura Literária (1966-1968).

- Na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro:
Professor de Literatura Brasileira (1964-1968).

- No Curso de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul:
Professor de Literatura Brasileira (1985).

- Na Faculdade Hélio Alonso – Rio de Janeiro:
Professor de Redação Jornalística.

- Na rede de ensino médio do Estado do Rio de Janeiro:
Professor de Português, por concurso de provas e títulos (1963-1993).

- No Colégio Pedro II:
Professor de Português e Professor de Espanhol (1957-1971).

- No Colégio Bennet:
Professor de Português (1963-1964).

- No Colégio Andrews:
Professor de Literatura Brasileira (1970-1986).

- Na Universidade do Professor – Estado do Paraná

Professor de Atualização em Língua Portuguesa em cursos de imersão para professores, num total de 18 mil docentes.

 

No exterior

- Na Universidade de Colônia, Alemanha:
Professor Titular Convidado (Gastprofessor) – Literatura Brasileira (1972).

- No Institut für Romanische Philologie der Rheinisch Westf. Technischen Hoch­schule Aachen, Alemanha:

Professor Titular Convidado (Gastprofessor) – Literatura Brasileira (1986).

​- Na Universidade de Tübingen, Alemanha:

Professor Titular Convidado (Gastprofessor) – Literatura Brasileira (2001).

 

Administração educacional na UFF

- Chefe do Departamento de Literatura do Instituto de Letras (1979-1984).

- Chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras (1989-1972).

- Coordenador da área de Literatura Brasileira do Curso de Pós-Graduação – Mestrado do Instituto de Letras (1979-1992).

- Coordenador do Setor de Literatura Brasileira do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras (1974-1992).

- Membro da Comissão de Assessoramento Superior da Coordenação de Pós-Gra­duação e Pesquisa da Universidade Federal Fluminense (1975-79).

- Membro da Comissão Editorial da Universidade Federal Fluminense.

- Autor do primeiro Plano de Edições da Universidade Federal Fluminense.

- Integrante da Comissão de Alto Nível encarregada de definir o perfil acadêmico e administrativo do Centro de Estudos Gerais da UFF (1982-83).

- Integrante da Segunda Comissão de Alto Nível encarregada do Anteprojeto de reforma da Universidade Federal Fluminense (1984).

- Integrante da Comissão encarregadas das comemorações do tricentenário de Zumbi dos Palmares. Centro de Artes UFF/Câmara de Vereadores de Niterói (1994-95).

 

Atividades culturais

No Brasil

- Diretor de Texto da Enciclopédia Século XX, publicada por J. Olympio/ Expressão e Cultura, 1971.

- Especialista e Coordenador da Equipe de Especialistas de Alto Nível responsável pelo Projeto de Implementação da Sistemática de Busca de Colidências para Marcas e Expressões de Propaganda desenvolvido pela FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) em convênio com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) do Ministério da Indústria e Comércio. (1979-81). Em colab. com Evanildo Bechara.

- Membro do Conselho Editorial da revista Poesia Sempre, da Fundação Biblioteca Nacional (1994-96).

- Membro do Conselho Editorial da Revista Tempo Brasileiro, da Editora Tempo Brasileiro (2007)

- Integrante de inúmeras Comissões Julgadoras de concursos literários, entre eles o Prêmio Camões de Literatura (2005-2007) O Prêmio de Literatura da Fundação Conrado Wessel , o Prémio Cultura da Fundação Conrado Wessel, o Prêmio de romance, da Biblioteca Nacional, o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras (2009)

- Integrante da Comissão Organizadora do Projeto vinculado à participação do Brasil na Feira Internacional do Livro de Frankfurt, de responsabilidade da Biblioteca Nacional.

- Idealizador com o Prof. Antonio Maura, da Espanha, do Projeto do Seminário sobre Machado de Assis, desenvolvido sob os auspícios da da Fundação Brasil-Espanha, da Embaixada Brasileira naquele país e da Casa de Las Américas (2007) .

- Coordenador, com o Prof. D. Gonzalo Gómez Dacal, Diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca do Projeto “Conversaciones em torno a Miguel Delibes”, desenvolvido no âmbito do convênio firmado pela ABL e a Universidade de Salamanca (2011).

- Idealizador, com o Prof. Saulo Neiva, do convênio firmado pela ABL e o Centre de Recherche sur les Littérature et la Sociopoétique de L´Université Blaise Pascal, de Clermont-Ferrand (2011).

-Coordenador, com a Profa. Dra. Ascensión Rivas Hernández, do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca do Projeto Jornada Literária Pedro Salinas, desenvolvido no âmbito do convênio firmado pela ABL e a Universidade de Salamanca (2014).

- Participante, como organizador e coordenador, da Jornada Pedro Salinas, no âmbito do convênio firmado pela ABL e o Centro de Estudios Brasileños da Universidade de Salamanca (2014).

- Coordenador, com a Profa. Dra. Ascensión Rivas Hernández, do Centro de Estudios Brasileños da Universidade de Salamanca, do projeto Jornadas literárias Miguel de Cervantes, desenvolvido no âmbito do convênio firmado pela ABL e a Universidade de Salamanca.(2015).

- Coordenador, com a Profa. Dra. Ascensión Rivas Hernández, do Centro de Estudios Brasileños da Universidade de Salamanca, do Projeto Jornada literária García Lorca. No âmbito do convênio firmado pela ABL e a Universidade de Salamanca ( 2017).

-Participante ,como conferencista, da Homenagem a Lygia Fagundes Telles, organizada pelo Centro de Integração Escola/Empresa – CIEE – 2017.

-Participante, como organizador, coordenador e conferencista, da Jornada Literária Garcia Lorca, no âmbito do convênio firmado pela ABL e o Centro de Estudíos Brasileños da Universidade de Salamanca (2017).

- Participante, como organizador e coordenador, da Jornada Literária Miguel de Cervantes, no âmbito do convênio firmado pela ABL e o Centro de Estudíos Brasileños da Universidade de Salamanca (2015).

- Participante, como coordenador de mesa-redonda, do Seminário Internacional “13 anos do Brasil na MINUSTAH- Lições aprendidas e novas perspectivas – organizado pela Marinha do Brasil, a ONU, a Academia Brasileira de Letras e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – 2017.

- Participante, como conferencista, do Programa Força no Esporte desenvolvido pela Marinha do Brasil e outras instituições, no âmbito do Protocolo de Intenções firmado pela ABL e o Centro de Educação Fisica Almirante Adalberto Nunes, da Marinha do Brasil. 2017.

- Aula inaugural dos Cursos de Graduação de Oficiais da Escola Naval da Marinha do Brasil - 2018.

 

No exterior

- Participante, como keynote speaker, do Congresso Sobre “ Sociology and Criticism”, organizado pelo Prof. Roberto Reis, Arizona State University, Center for Latin american Stiudies. (1990)

- Representante da Academia Brasileira de Letras, da Feira Internacional do Livro de Paris.(2007).

- Participante, a convite da Comissão Organizadora, da Feira Internacional do Livro de Turim, com atuação em mesas-redondas sobre a literatura brasileira contemporânea e sobre Capitu-memorie postume ,edição italiana do romance de sua autoria(2006).

- Participante , como coordenador e conferencista, do Seminário Machado de Assis, organizado por Antonio Maura, sob os auspícios da Fundação Cultural Hispano-Brasileira. da Academia Brasileira de Letras e da Casa de Las Américas, em Madrid (20 ).

- Participante, como coordenador e conferencista, das Conversaciones literarias em torno a Machado de Assis, organizadas pela Fundación Cultural Hispano-Brasileña , o Centro de Estudios Brasileños da Universidade de Salamanca e a Academia Brasileira de Letras – Salamanca, 2010.

- Participante, a convite da Comissão Organizadora, do Seminário “Lembrar Machado de Assis”, idealizado por um grupo de universidades portuguesas (2010).

- Participante, como conferencista, das comemorações do Centenário de morte de Joaquim Nabuco, - Nabuco, l’abolicionismo e le fondamenta del Brasil moderno –organizado pela Embaixada do Brasil na Itália, a universidade de Bolonha e a fundação Cultural Ítalo-Brasileira –Roma, 2010.

- Participante como organizador e coordenador do Seminário “Conversaciones em torno a Miguel Delibes”, desenvolvido no âmbito do convênio firmado pela ABL e a Universidade de Salamanca (2011).

- Participante, como organizador e conferencista, do ciclo de conferências sobre língua portuguesa do Brasil e sobre a ABL, realizado em Clermont-Ferrand, no âmbito do convênio firmado pela ABL e a Universidade de Salamanca.

- Participante, como representante e conferencista, da Comissão da Academia Brasileira de Letras que integrou a sessão conjunta solene que reuniu a ABL e a Académie Française – Paris- (2015).

- Coordenador das comemorações do Dia da Língua Portuguesa na ONU, a convite da Representação Permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas – 2016.

- Participante, como conferencista, da Mesa-Redonda “Machado de Assis, nouvelles voix, autres horizons”, no âmbito da Programação Capitou à Paris – Embaixada do Brasil em Paris -2017.

- Participante como conferencista, da mesa-redonda “Dans la voix de Machado : mémoire, modernité et passages” : Capitou – mémoires posthumes : um diálogo intertextual –Maison de la Recherche – Paris – 2017.

- Participante, como conferencista e debatedor, com Dany Laferrière , da Academia Francesa, e Saulo Neiva, da Universidade Clermont-Ferrand-Auvergne, da mesa-redonda “Amérique, mémoires et mythologies”, Auditório Central do Salão do Livro de Paris, 2017.

 

Conferências no exterior:

-“Literatura brasileira contemporânea”- Centro de Estudos Brasileiros- Embaixada do Brasil em Roma (1986)

- “Língua portuguesa, globalização e anglicismos”, no Romanisches Seminar, a convite da Universidade de Colônia, Alemanha. (2000).

- “ Vidas secas , de Graciliano Ramos”, a convite da Universidade de Tübingen, Alemanha (2000).

Capitu- memorie póstume” edição italiana do romance de sua autoria, na Feira do Livro de Turim ( 2006).

“ A língua portuguesa do Brasil”, a convite do Instituto de Filologia Românica da Ludwig Maximilens Universität de Munique, Alemanha ( 2008)

-“O conto machadiano” na Universidade de Lisboa (2008).

“O conto machadiano”, na Universidade de Coimbra (2008)

“ O enigma Bentinho”, na Universidade do Porto (2008)

- “Reiterações temáticas no conto machadiano” Seminário sobre Machado de Assis. Madrid (2008).

- “Machado de Assis”. Universidade de Salamanca (2010).

- “Joaquim Nabuco e o abolicionismo”. Embaixada do Brasil em Roma, nas comemorações do centenário do publicista. (2010).

- “Joaquim Nabuco, abolicionista”. Universidade de Bolonha (2010).

-“A língua portuguesa do Brasil”. Universidade Blaise Pascal, Clermont-Ferrnad (2011).

- “O português brasileiro”. Embaixada do Brasil em Paris (2011).

- “La place de l`Académie Brésilienne des Lettres dans le Brésil Contemporain”. Academia Francesa (2013)

- “Presença africana no português brasileiro”. Embaixada do Brasil na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. (2015).

- “Capitou – mémoires posthumes”, o romance. Salão do Livro de Paris (2017).

- “Capitou – mémoires posthumes: nos bastidores do texto”. Mesa-redonda na Sorbonne (2017).

Amérique, mémoires et mythologies” – Mesa-redonda no Salão de Livro de Paris, 2017.

 

Atividades Acadêmicas, Consultorias e Projetos:

- Integrante de dezenas de bancas de concursos públicos.

- Consultor ad hoc do CNPq.

- Consultor ad hoc da CAPES.

- Consultor ad hoc do CEPEG/UFRJ.

- Consultor ad hoc da FAPERJ.

- Criador do Projeto Bienal Nestlé de Literatura Brasileira e coordenador da primeira, em 1982, e da segunda, em 1984.

- Autor de dezenas de projetos desenvolvidos pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, entre 1975-79.

- No âmbito da comunicação de massa, idealizador e produtor, para o Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação e Cultura, entre outras atividades, das séries “Nos caminhos da comunicação” (cerca de 100 programas) e “Os romances de Érico Veríssimo”.

- A convite da Universidade de Colônia, idealizou e desenvolveu com o Prof. Dr. Helmut Siepman, naquela cidade, pesquisa e organização de uma Antologia bilíngue (português e alemão) de Literatura Brasileira. Pesquisa e texto em português concluídos.

- Curador da exposição “Mário no Rio”, homenagem da Biblioteca Nacional a Mário de Andrade.

- Consultor do Projeto Espaço Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras.

 

Atividades administrativas

No serviço público:

- Secretário Geral do Conselho Estadual de Cultura do antigo Estado da Guanabara (1968-1972).

- Membro da Comissão Organizadora do I Encontro de Cultura da Guanabara, promovido pelo Conselho Estadual de Cultura do antigo Estado da Guanabara e pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura do mesmo Estado (1968).

- Secretário-Executivo da Revista Cultura – GB, órgão oficial do Conselho Estadual de Cultura do antigo Estado da Guanabara (1972-75).

- Assistente do Secretário de Estado de Educação do antigo Estado da Guanabara (gestão Celso Kelly) (1972-1975).

- Assistente do Diretor do Departamento Geral de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (1975-79).

- Membro da Comissão que elaborou o Plano de Ação Cultural Integrada desenvolvido no Município do Rio de Janeiro entre (1975-79).

- Coordenador do subsistema de elaboração de projetos culturais do Departamento Geral de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (1975-79).

- Subsecretário de Educação e Cultura da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (gestão Prefeito Israel Klabin) (1979-1981).

- Assistente do Diretor da Rádio MEC (gestão José Cândido de Carvalho).

 

Entidades culturais a que pertence

- Academia Brasileira de Letras

- Academia Brasileira de Filologia.

- PEN Clube do Brasil.

- Real Gabinete Português de Leitura

- Academia das Ciências de Lisboa

- Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC).

- Associação dos Amigos de Eça de Queiroz

- União Brasileira dos Escritores – Seção RJ (UBE –RJ)

- Academia de Artes, Ciências e Letras da Ilha de Paquetá.

- Academia Carioca de Letras

- Círculo Literário da Marinha.

 

Prêmios e distinções

- Personalidade Cultural do Ano – 1982, da Associação Brasileira de Críticos de Arte de São Paulo.

- Personalidade Cultural do Ano – 1992, da Associação Brasileira de Escritores – Seção Rio de Janeiro.

- Medalha Tiradentes, por serviços prestados à comunidade do Rio de Janeiro, na área da Cultura e da Educação. Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, 1995.

- Medalha Machado de Assis por serviços prestados à Cultura, à Educação e à Literatura Brasileira – Círculo de Amigos de Eça de Queirós do Rio de Janeiro, 2001.

- Medalha Pedro Ernesto, por serviços prestados na área da Cultura e da Educação. Câmara dos Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro.

- Aluno Eminente do Colégio Pedro II, 2002.

- Medalha do Mérito Naval, concedida pela Marinha do Brasil. 20

- Troféu Raça Negra pelo conjunto da obra, concedido pela Afrobrás, 2006 e 2016

- Troféu Vasco Prado da Pequena Jornada de Literatura de Passo Fundo, 2007.

- Medalha do Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil, 2010.

- Prêmio Personalidade Educacional de 2011, concedido pelo jornal Folha Dirigida, Associação Brasileira de Imprensa e Academia Brasileira de Educação, 2011.

- Medalha Antonio Olinto, concedida pela União Brasileira de Escritores (RJ), por serviços prestados à cultura e à Literatura Brasileira, 2011.

- Prêmio Personalidade Educacional de 2012, concedido pelo jornal Folha Dirigida, Associação Brasileira de Imprensa e Academia Brasileira de Educação, 2012.

- Foi agraciado, em 2010, com o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais.

- Foi distinguido com a designação do seu nome para o auditório do Colégio Andrews, no Rio de Janeiro, de que foi professor.

- Prêmio São Sebastião de Cultura, concedido pela Associação Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro, 2014.

- Foi distinguido, por iniciativa da comunidade da Ilha de Paquetá, com a designação de seu nome para uma biblioteca comunitária, aberta ao público.

- Segundo Secretário da ABL – 2006- 2007.

- Primeiro Secretário da ABL- 2010 -2011 e 2012-2013.

- Secretário –Geral da ABL – 2014-2015.

- Presidente da ABL - 2016 e 2017.

- Doutor Honoris Causa, pela Universidade Clermont - Auvergne, da França.

 

Atualizada em: 31/07/2018.