Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Escritor português visita a ABL

Escritor português visita a ABL

 

José Rodrigues dos Santos é, hoje, o escritor preferido dos portugueses. É autor de 24 romances, entre eles “O Segredo de Espinosa”, que está lançando esta semana no Brasil. Ele estará hoje, terça-feira, 7, na ABL, às 13h, para conversar com seus leitores.

Ele tornou-se um dos escritores portugueses contemporâneos a alcançar maior número de edições com livros que venderam mais de cem mil exemplares cada É também jornalista, e apresenta o principal jornal de notícias da emissora RTP1. Em 2016, foi eleito o melhor escritor português.

Seus últimos livros fizeram grande sucesso no Brasil, especialmente “O homem de Constantinopla” e “Um milionário em Lisboa”.

Em “O Segredo de Espinosa”, Jose Rodrigues dos Santos inspira-se na vida do maior filósofo português e mostra como Bento de Espinosa pôs fim à idade das trevas e inventou o mundo moderno.

Em Amsterdam, em 1640, um judeu é excomungado na Sinagoga Portuguesa por questionar as Sagradas Escrituras. Uma criança assiste a tudo. O pequeno Bento de Espinosa é considerado o maior prodígio da comunidade portuguesa de Amsterdam, mas o episódio planta nele a semente da dúvida: E se a Bíblia estiver mesmo errada?

A suspeita irá lançar Bento em sua maior busca intelectual. Quem realmente escreveu os textos sagrados? Qual é a verdade sobre Deus? O que é, afinal, a natureza?

Mas essa é uma busca proibida, e depressa o jovem judeu português descobre que terá de pagar um preço terrível pelas suas perguntas. Os rabinos judeus e os pregadores cristãos o perseguem e o acusam do pior dos crimes: a heresia.

Bento de Espinosa foi perseguido até ao fim dos seus dias.

Em “O Homem de Constantinopla”,ele fala sobre o desmoronamento do Império Otomano e a perseguição à minoria arménia. Apanhada na voragem dos acontecimentos, a família Sarksian refugia-se em Constantinopla. Apesar da tragédia que o rodeia, o pequeno Kaloust deixa-se encantar pela grande capital imperial e é ao atravessar o Bósforo que pela primeira vez formula a pergunta que havia de o perseguir a vida inteira:“O que é a beleza?”

Cruzou-se com a mesma interrogação no rosto níveo da tímida Nunuphar, nos traços coloridos e vigorosos das telas de Rembrandt e na arquitetura complexa do traiçoeiro mundo dos negócios, arrastando-o para uma busca que fez dele o maior colecionador de arte do seu tempo.

Em “Um Milionário em Lisboa”, ainda inspirado em fatos reais, Jose Rodrigues dos Santos conclui ahistória iniciada em “O Homem de Constantinopla” e transporta-nos no percurso da vida do armênio que mudou o mundo. Kaloust Sarkisian – Calouste Gulbenkian - completa a arquitetura do negócio mundial do petróleo e torna-se o homem mais rico do século. Dividido entre Paris e Londres, cidades em cujas suítes dos hotéis Ritz mantém em permanência uma beldade núbil, dedica-se à arte e torna-se o maior colecionador do seu tempo.

Mas o destino interveio. O horror da matança dos Armênios na Primeira Guerra Mundial e a hecatombe da Segunda Guerra Mundial levam o milionário armênio a procurar um novo lugar para viver. Após semanas refletindo sobre a escolha que teria que fazer, é o filho quem lhe apresenta a solução: Lisboa. O homem mais rico do planeta decide viver no bucólico Portugal. O país agita-se, Salazar questiona-se, o mundo do petróleo espanta-se. E a polícia portuguesa prende-o.

06/05/2024